O Layout dum aquario.

By Angel Aqua
Um aquário plantado bem planejado e bem montado, além de ter uma linda aparência natural, mesmo dentro de seu ambiente artificial, também transmite calmas emoções para seus espectadores. É muito importante escolhermos corretamente as espécies ideais de plantas para o layout do aquário que vamos montar, como também o arranjo correcto delas para que fique tudo harmonioso, dando um resultado natural e orgânico. Neste artigo iremos discutir como chegar a tais resultados, utilizando-se de plantas comuns no aquapaisagismo, e os conceitos para esses layouts, tendo como resultado final um excelente e bonito aquário plantado.Mas lembrem-se que antes das plantas serem adicionadas ao layout do aquário, vocês devem adicionar água no até cobrir todo o substrato. Com isto ficará mais fácil fazer a plantação e as plantas ficarão bem fixas ao substrato. Com o substrato molhado, também será mais fácil, pois não será necessário molhar as plantas para que elas não sequem!



Parte frontal do layout (Frontground)

As plantas que vocês vão utilizar na parte frontal do vosso aquário dependerão do tipo de layout que vocês pretendem montar. Vocês podem não utilizar nenhum tipo de planta, se vocês planejam fazer a parte frontal do layout aberta, o que é bem popular atualmente. Plantas que são muito utilizadas para a parte frontal são: Glossostigma elatinoides, Hemianthus callitrichoides (HC), Eleocharis sp, Riccia fluitans e alguns tipos de musgo, como Vesicularia e Taxiphyllum sp.Em layouts do estilo Iwagumi, Glossostigma ou HC são usadas com sucesso como plantas de tapete na parte frontal do aquário. Geralmente em layouts do estilo Iwagumi, são usadas somente plantas rasteiras para criar um belo efeito com os aclives e declives do substrato, como também pode ser criado um belo efeito de “praia”, por exemplo.

Alguns Iwagumis incorporam o crescimento em conjunto de duas plantas ao mesmo tempo, como Riccia ou musgos variados juntos com Eleocharis sp. Esta técnica dá um aspecto mais natural, selvagem ao layout do aquário.

Parte mediana do layout (Middleground)

A parte mediana (ou central) do aquário é a mais importante no aquapaisagismo, pois é a parte responsável por juntar a parte frontal e traseira do layout. Uma vez que vocês tenham um bom Hardscape formado, vocês precisarão das plantas correctas para complementar o seu layout. Pensem nesta parte como um ponto de transição entre a parte frontal das plantas e as plantas da parte traseira. Vocês podem usar esta parte do layout para criar um belo efeito de profundidade (ou perspectiva) no aquário. Plantando as plantas na diagonal, vocês podem ter um belo efeito, com isso guiando os olhos dos espectadores pelo aquário. Experimente variar a altura das moitas das plantas, com isso vocês podem “enganar” as pessoas dando o efeito do aquário ser maior do que realmente ele é, isto é uma característica muito desejada por muitos aquapaisagistas, ainda mais no estilo Nature Aquarium.

Em grande parte dos layouts dos aquários da ADA, vocês podem notar como as plantas deste plano são baixas, de baixo crescimento, como por exemplo E. tenellus ou S. natans chegando até Bolbitus heudelotii e musgos cobrindo troncos, como também plantas de rizoma e pequenas Cryptocorines. Se vocês negligenciarem a parte central do layout, vocês podem acabar por ter um resultado feio, com pequenas plantas na frente de um “muro” de plantas mais ao fundo. Desastroso para um aquapaisagista.

Parte traseira do layout (Background)

A parte traseira do layout é a parte mais fácil de montar num aquário, principalmente no acto de dar forma e tamanho para o layout. As plantas mais comuns entre as usadas para essa parte são aquelas com grande crescimento (que ficam altas), tais como as Rotalas sp, Hygrophila sp, Ludwigia sp, e Mayacca sp. Exceções que podem ser incluídas nessa parte são as Vallisneria sp, as mairores Cryptocoryne sp e Aponogeton sp. Plantas de caule longas geralmente são fáceis de serem podadas e também dão um belo formato, mas espécies que crescem mais devagar, como algumas grandes Cryptocorynes, tem que ser selecionadas cuidadosamente para terem o resultado desejado no layout sem parecerem desproporcionais.

Traduzido de post original por: Marcos Ricardo

0 comments so far.

Something to say?